• Juliana Causin*, de Toronto
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Telmo Costa, CEO e fundador da Meta (Foto: Divulgação)

Telmo Costa, CEO e fundador da Meta IT (Foto: Divulgação)

Fundada há mais de três décadas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Meta IT chegou ao mercado muito antes de sua homônima, a Meta de Mark Zuckerberg. E, diferentemente da big tech do Vale do Silício, a companhia não tem a pretensão de revolucionar a forma como nós nos relacionamos e convivemos na internet. O foco é outro: mudar a maneira como grandes empresas encaram a tecnologia e se inserem no novo mundo digital.

“As empresas costumam entender que a transformação digital é uma questão tecnológica, e não é só isso. A tecnologia é fundamental, mas a mudança não acontece sem as pessoas. A cultura empresarial, nesse ponto, é crucial”, diz Telmo Costa, fundador e CEO da Meta IT. A companhia é uma das três empresas brasileiras apoiadoras do Collision 2022, evento de inovação e tecnologia que tem início nesta segunda-feira (20), em Toronto, no Canadá.

Além de soluções para automatizar processos e criar sistemas de integração entre os setores de uma empresa, a Meta IT também atua na cultura das companhias, com programas para adaptação do fluxo de trabalho, de processos e de gestão. “O processo de gestão da mudança é fundamental. As lideranças precisam entender o que funciona e o que não funciona dentro daquela organização. Outro ponto fundamental é como você engaja os funcionários na transformação”, diz o CEO.

Entre as empresas que tiveram a ajuda da Meta IT para dar a guinada digital, estão Banco Original, Sicredi e Grupo Globo. No portfólio de clientes, estão outras gigantes como Volvo, Gerdau, Kraft Heinz, Renner e Itaú. “Hoje existem tecnologias que se adequal a qualquer empresa de qualquer setor. Mas é preciso entender qual é o nível de tecnologia para cada negócio, e o que é de fato fundamental. Este é um ponto no qual trabalhamos muito com os líderes”.

Para ter uma visão ampla de qual o nível de maturidade digital das empresas brasileiras, a companhia liderada por Telmo tem trabalhado na criação de um “mapa” sobre o tema no país, que deve ser lançado no segundo semestre de 2022. O objetivo é levar mais transparência sobre o estágio em que estão as companhias quando o tema é transformação digital. Até junho, segundo ele, 600 empresas já participaram da pesquisa.

“A gente quer entender as diferenças que existem e quais são as práticas mais eficientes que têm sido adotadas. Vários problemas são comuns em empresas completamente diferentes, e mesmo as soluções encontradas, em vários casos, são similares ”, diz o executivo.

Expansão internacional

Desde 2015 com presença nos Estados Unidos, a companhia decidiu expandir ainda mais a sua atuação internacional em 2020, em plena  pandemia de Covid-19. O país  escolhido foi o Canadá, na região de Waterloo-Toronto, conhecida como ‘Vale do Silício’ canadense.

Dois anos depois, anunciou a parceria com o Collision 2022, o maior evento de inovação do país e um dos maiores do mundo, realizado pela mesma equipe do Web Summit. “Nosso objetivo, além de fortalecer a marca no país, é promover uma aproximação entre clientes brasileiros e canadenses. Vamos fazer isso a partir de uma programação paralela ao Collision, promovida pela Meta IT”.

Telmo explica que, de início, a abertura de escritórios fora do Brasil tinha como objetivo principal atender a demanda de empresas brasileiras que atuavam no mercado americano. Mas, com o escritório no Canadá, a Meta passou também a trabalhar com clientes locais.

“O mercado canadense é interessante porque é muito aberto para o exterior. E a gente encontrou o polo de tecnologia no Canadá, o Waterloo-Toronto, que fazia muito sentido para nós”, conta Telmo. “Percebemos que seria possível trabalhar trazendo ao Brasil soluções dos mercados canadenses e americanos, e vice-versa. É o que temos feito”, complementa.

*Juliana Causin viajou a convite da Siemens

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