Por Agência Brasil

Imagens de satélite que fazem parte do Programa de Monitoramento Rede Brasil M.A.I.S (Meio Ambiente Integrado e Seguro), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mostram o alcance da destruição provocada pelo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. Com o registro do antes e depois, é possível analisar o impacto para os municípios de General Câmara, Taquari, Muçum e Encantado.

Por meio das fotos geradas diariamente, é possível mapear alagamentos em áreas rurais e urbanas, o que auxilia o governo local para tomar decisões estratégicas e emergenciais, além de acompanhar a evolução da situação nessas áreas e orientar os esforços de reconstrução.

De acordo com as informações do governo do Rio Grande do Sul, as chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de cidades gaúchas provocaram 48 mortes (dados até o fim da tarde de domingo).

Segundo o balanço, 104 municípios foram afetados, nove pessoas estão desaparecidas, e foram resgatadas 3.130 pessoas. Os registros ainda mostram que há 4.904 desabrigados, 1.088 desalojados, além de terem sido afetados 359.641 cidadãos.

As imagens cedidas para a Agência Brasil fazem parte do programa de monitoramento que disponibiliza para órgãos públicos, pesquisadores, entre outros interessados, registros de satélite da constelação da empresa estadunidense Planet, por meio de contrato entre a Polícia Federal e a SCCON, responsável pela plataforma.

As imagens geradas entram na plataforma são organizadas, analisadas e, então, são gerados os alertas. Por exemplo, em uma área de queimadas, o satélite da Planet capta a imagem e a Plataforma SCCON gera o alerta de queimada.

Atualmente, o programa tem mais de 300 instituições governamentais cadastradas, com cerca de 43 mil usuários.

Alcance

Iara Musse, CEO da SCCON, explica que a plataforma conta com 180 satélites a mais de 550 quilômetros da Terra com sensores que captam as imagens em alta resolução dando detalhes da situação. Como a Terra gira em torno do seu eixo, é possível com esse número de satélites, adquirir imagens da superfície terrestre todos os dias.

“Todos os dias o Brasil é fotografado em alta resolução pela Planet. Então esse satélite está ‘tirando foto’ de todo o Brasil, incluindo o estado do Rio Grande do Sul, e envia esses sinais com essas imagens. Em 24 horas, essas imagens estão em uma plataforma web disponibilizada para o usuário”, disse Iara.

Mais recente Próxima Brasileiros garantem vitória do Texas na PBR Team Series
Mais do Globo Rural

Os juros finais poderão passar de 17% ao ano em alguns casos

BNDES detalha linha com juros acima de 10% ao ano

Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul, até mesmo os grãos colhidos que estavam nos silos terão perda total

Estamos assistindo a um verdadeiro tsunami, diz presidente da Fetag

Animais eram de fazenda na ilha do Lage que foi invadida pela enchente do rio Jacuí

Búfalos trazidos pela correnteza invadem ruas de Porto Alegre

Risco para novos deslizamentos e inundações de rios é grande diante dos altos acumulados

Chuva perde força, mas enchentes não vão cessar no fim de semana; veja previsão

Muitas propriedades estão alagadas e isoladas devido à queda de barreiras

Chuva no RS afeta entrega de 40% de leite para a indústria

Com cidades isoladas e bloqueios em diversas rodovias, os transportadores enfrentam desafios para garantir a entrega de mercadorias

Gaúchos podem enfrentar desabastecimento de alimentos a partir da próxima semana

Caso se confirme, volume de vendas será 2,4% maior do que o do ano passado

Agrishow anuncia R$ 13,6 bilhões em 'intenções de negócios'

A expectativa do governo brasileiro é que sejam destinados até US$ 300 milhões para essa ação

Brasil e Japão firmam acordo para recuperação de pastagens degradadas

Perspectiva para a safra de robusta melhorou e puxou queda nos valores do arábica na bolsa de Nova York

Café arábica segue com preços em queda após desvalorização do robusta

Analistas relatam falta de chuvas para lavouras nos EUA e também na Rússia, maior produtor mundial

Condições da safra de trigo preocupam e preço sobe 3% em Chicago