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Quem da área de Comunicação nunca se perguntou “Por que eu vivo apagando incêndio?” Ou pior, “Por que só me chamam depois do problema se espalhar?”. A reputação corporativa é, cada vez mais, um elemento fundamental para qualquer negócio e um importante indicador para mensurar a estratégia de uma empresa. Por reputação corporativa, entendemos a trajetória que a empresa construiu ao longo dos anos, com base no relacionamento, nas ações, nas iniciativas e em mais uma série de pontos de interação com diferentes stakeholders: colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, imprensa, entre outros.

Esse conceito, que liga a imagem e o comportamento corporativo, envolve diversas variáveis e é resultado de muitos elementos, que permeiam todas as áreas de uma empresa. Aqui, vamos abordar a relação da empresa com fornecedores, prestadores, parceiros, prospects e clientes e porque esse ponto é extremamente importante na gestão da reputação.

Risco reputacional se dimensiona antes de assinar o contrato

É senso comum que nenhuma empresa quer ter o seu nome ou sua marca associada a uma companhia com má reputação e o motivo é simples: isso pode interferir negativamente na confiança que o cliente deposita no seu serviço. Portanto, é mais que necessário ter esse fator em mente quando estiver prestes a fechar uma parceria, um patrocínio, contratar um fornecedor ou mesmo estabelecer um negócio.

Os riscos envolvendo terceiros não podem ser subestimados, já que muitas vezes esses podem ser percebidos como uma extensão da empresa, refletindo diretamente na sua reputação. Desta forma, é altamente recomendado a adoção de critérios rígidos para estabelecer relações com outras empresas, prezando sempre por um bom gerenciamento de todos os pontos envolvendo a reputação corporativa.

Solução: BrandRisk é fundamental para compor a Matriz de Risco

Diante deste cenário e munida de sua expertise em gestão de reputação corporativa, a Virta lançou recentemente um produto especialmente criado para o monitoramento e a análise do risco reputacional, do ponto de vista da Comunicação, envolvendo a relação da empresa com terceiros: o BrandRisk.

Com metodologia própria – que inclui pesquisa direcionada e análise reputacional -, a ferramenta tem o objetivo de fornecer às organizações as informações necessárias para auxiliar a tomada de decisão referente a parcerias, contratos, patrocínios e negócios, que envolvam outras empresas. Os objetos de pesquisa e análise do BrandRisk são os perfis da empresa contratante ou contratada e de seus dirigentes, tendo como base o que já saiu na imprensa e nas redes sociais. As informações são alocadas em uma matrize classificadas em um rating, de acordo com seu nível de risco.

Mas, é claro, é importante destacar que o BrandRisk é um dos fatores que integram a Matriz de Risco da empresa que, certamente, serão somados a análises internas das demais áreas envolvidas, como Compliance, Comercial, Financeira, Legal, entre outras, para concluir se vale a pena fechar um determinado negócio ou não.  Com o BrandRisk, a empresa envolve a área de Comunicação na discussão do problema, antes que uma crise de imagem e reputação venha a acontecer. Desta maneira a Comunicação não é chamada apenas como brigadista de incêndio e, sim, para fazer parte de todo o processo e das etapas de gerenciamento do risco reputacional.

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