O Brasil registrou um recorde histórico no número de casos de dengue, fato amplamente acompanhado pela mídia, que apresentou um comportamento proporcional ao aumento dos casos.
No final do ano passado, previsões de órgãos governamentais indicaram um aumento significativo nos casos de dengue, levando o governo a mobilizar diversas entidades como a Agência Gov, o Ministério da Saúde, a Fiocruz e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, através do programa Adapta Brasil.
Diversas figuras governamentais foram porta-vozes dessas ações, com destaque para a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Além do governo, que desempenha um papel fundamental na conscientização e no controle da doença, algumas marcas também estiveram presentes, seja comercializando produtos relacionados ou promovendo iniciativas para combater a enfermidade, aumentando o engajamento e mobilização social.
A SBP, marca de inseticidas, destacou-se como a mais lembrada, seguida por Baygon e Raid. Na mídia editorial, a marca foi dominante. De acordo com a análise realizada por nossos especialistas da Virta, foi mencionada mais de 100 vezes por mês em matérias relacionadas à dengue, apresentando um share of voice de 86%.
Os repelentes também figuram entre os produtos mais utilizados na prevenção à dengue. A maior parte do público indicou usar repelentes todos os dias, mesmo quando não há necessidade de sair de casa. As marcas de repelentes mais lembradas pelo público da pesquisa foram a OFF, Repelex e Xô Inseto!.
Em levantamento feito por nossos analistas, durante seis meses, a marca de repelentes mais citada na mídia em relação ao combate à dengue foi a OFF. Logo depois, a Repelex somando pouco mais da metade da exposição da primeira colocada. Em terceiro lugar, a marca Xô Inseto! aparece com menos frequência na mídia.
A OFF obteve um forte vínculo à pauta, apresentando um aumento de mais de 300% na exposição nas mídias online e impressa em temas relacionados à dengue, com auge no mês de fevereiro, quando a marca foi mencionada mais de 200 vezes.
Mediante a análise do comportamento da mídia em relação aos casos de dengue, foi evidente a importância e necessidade de os meios de comunicação reforçarem suas divulgações. A construção de uma comunicação engajada com as pautas de interesse público pode ser construída com a solidez dos órgãos públicos, a reputação de marcas comprometidas e a mídia editorial de credibilidade.
Um estudo da Virta, em parceria com o Instituto QualiBest, aborda a absorção de informações relacionadas à dengue. A pesquisa revela alta incidência de fake news relacionadas à epidemia da doença no Brasil.
Clique aqui e leia na matéria da Medicina S/A sobre o estudo na íntegra.
Por: Victor Ribas, supervisor de Análises Estratégicas