Skip to main content

Durante o período de faculdade, aprendemos e acumulamos conteúdos e conhecimento que serão bastante úteis para o cotidiano do mercado de trabalho. E a melhor oportunidade para começar a colocá-los em prática é, sem dúvidas, o período de estágio. É neste momento que estamos dando os primeiros passos na nossa carreira, iniciando nossa jornada profissional e, principalmente, adquirindo experiência.

Portanto, de acordo com as minhas experiências, listei algumas dicas importantes de como utilizar de forma bastante produtiva a oportunidade do estágio para crescer profissionalmente e começar a se consolidar no meio de trabalho:

Aproveite seu momento do estágio/primeiro emprego, para aprender.

O estágio é o lugar onde a teoria vira prática, o momento de poder colocar em prática o que foi visto nas aulas da faculdade. Se o indivíduo está em um ambiente saudável de trabalho, seus supervisores terão mais paciência para ensiná-lo justamente pelo fato de se estar iniciando no mercado. Não se sinta desmotivado pelos erros cometidos no começo, continue concentrado em fazer um bom trabalho dia após dia.

Não tenha medo de perguntar

Como dito anteriormente, o estágio é o lugar de se viver a teoria aprendida na sala de aula, um começo na carreira. Por isso, é completamente normal ter dúvidas a respeito do trabalho a ser realizado. Pergunte sempre que surgir uma dúvida em mente, mesmo que parecer pequena, pois, além de efetivamente ajudar na realização das tarefas, mostrará interesse e força de vontade para os supervisores em questão.

Se interesse pelas outras áreas da empresa

Primeiramente, é necessário ter foco nas tarefas que lhe forem atribuídas no dia a dia. Porém, ao notar abertura para relacionamentos com outras áreas do escritório, é interessante aproveitá-la para expandir os horizontes a respeito do que se pode fazer dentro da área e o que se é demandado lá. Esta é uma maneira de não ficar preso a um único modelo de serviço prestado, podendo ajudar os outros setores da empresa para assim, crescerem juntos.

Mire a efetivação

Não é fácil conseguir um bom emprego, por isso, assim que atingir esse objetivo é importante que o contratado busque se manter nele de maneira efetiva. De acordo com a Associação Brasileiras de Estágios (Abres) apenas 5,8% dos estudantes conseguem arrumar um estágio no país, um número bem pequeno. Por isso, o funcionário que se destacar no dia a dia, de modo a fazer tudo aquilo que lhe for proposto de forma bem-feita e com dedicação, estará um pouco mais perto de ser finalmente efetivado pela empresa.

Por fim, faça networking!

Conhecer pessoas e histórias novas é sempre uma boa ideia, ainda mais quando essas pessoas fazem parte da área escolhida. É interessante aproveitar essa oportunidade para conhecer esses profissionais e consequentemente o mercado de trabalho.

Referência:

http://edicaodobrasil.com.br/2021/03/26/apenas-58-dos-estudantes-conseguem-estagio-no-brasil/

Deixe um comentário