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Considerando o aumento da disseminação das fake news no Brasil, você acha que isso, de alguma maneira, pode influenciar os resultados das eleições deste ano? O episódio especial ‘Papo de Comunicador’ do podcast da Agência Virta trata desse e de outros assuntos referentes à pesquisa ‘Hábitos de consumo de informações e checagem de notícias’, realizada pela agência em parceria com o Instituto Qualibest,

Apresentado por Cleyton Santos e Beatriz Santana, o podcast traz dados com dados curiosos da pesquisa, com a participação do professor de Comunicação da FPAC, Thiérri Parmigiani: “Fake news é produzida com a intenção de enganar as pessoas e quando debatemos sobre como combater, o buraco é mais embaixo. A política é uma área da informação e da notícia onde a checagem é fundamental”.

Checagem das informações é hábito dos consumidores de notícias  

A pesquisa feita em junho deste ano traz números interessantes sobre o comportamento do brasileiro no consumo de informações, considerando o aumento da circulação de notícias falsas, principalmente no universo digital. Com base no estudo, muitas pessoas acreditam que sim, o crescimento de divulgação de notícias falsas pode influenciar diretamente no resultado das urnas.

Para a maioria das pessoas que usam canais digitais para o consumo de notícias, o hábito de checar as informações é algo cada vez mais comum e a confiabilidade das redes é menor em relação aos portais de notícias e canais de mídia mais tradicionais, como o rádio e a TV, que ainda possuem maior credibilidade entre os consumidores de informação.

A pesquisa completa está disponível no site: https://www.grupovirta.com.br/lp/pesquisa-virta-qualibest/

Acompanhe o episódio nas principais plataformas de podcasts!

Spotify https://open.spotify.com/show/59lC2yaxJ5UAdRr1y934d1?si=c08f7a2313b246e6

Deezer https://www.deezer.com/br/show/5254137

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