Skip to main content

Hoje, 02 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional das Relações Públicas! Para homenagear os profissionais da área, vamos desmistificar um pouco o trabalho desse profissional. Confira abaixo:

1 – Cuida da imagem de uma organização

O RP trabalha constantemente para que a marca tenha uma imagem condizente com seus valores perante os seus públicos de interesse, seja a imprensa, o mercado, os clientes e parceiros ou os próprios colaboradores. É essencial ser transparente sobre como a companhia se posiciona e se aquilo está de acordo com sua identidade.

2 – Constrói uma boa reputação e um storytelling 

Credibilidade é fundamental para que o cliente confie no seu serviço ou produto. Para tanto, uma história e linha do tempo bem construídas ajudam na consolidação desse relacionamento. Ter um porta-voz bem treinado e que crie uma identificação também ajuda neste trabalho.

3 – Ajuda a aumentar a visibilidade da marca 

O RP constrói o awareness, que basicamente é a tarefa de tornar a empresa mais conhecida. Esse trabalho é feito por meio de divulgações bem planejadas e executadas. É possível fazer isso nas redes sociais ou na imprensa, por exemplo.

4 – Cria planos para gerenciar crises 

Nem só de momentos bons vive uma marca, e, por isso, é fundamental contar com um time de RP para lidar com as situações ruins. Como e quando se pronunciar? Eles(as) saberão ajudar, já que são treinados para lidar com esses cenários mais críticos. Gerenciar crises exige transparência, ética e muita flexibilidade.

5 – Organiza a comunicação e divulgação de eventos, workshops, feiras e afins 

O RP é aquele que vai planejar e organizar palestras, shows, festivais, coffee breaks e os mais diversos eventos corporativos. O relacionamento com formadores de opinião se encaixa aqui, já que é essencial criar experiências para que os valores da marca sejam mais tangíveis..

E os Relações Públicas de plantão, o que acrescentariam na lista?

Deixe um comentário