Skip to main content

A Meta, empresa por trás do Instagram e Facebook, lançou na última semana o Threads, nova rede social que surgiu como uma alternativa ao Twitter.  Em menos de 24 horas de lançamento, a nova rede já foi baixada por mais de 30 milhões de usuários nas lojas oficias do Android e do iPhone (iOS) e contou com uma ação de marketing da CIF, marca da Unilever.

O que poucas pessoas sabem é que na verdade o Threads foi lançado pela primeira vez em 2019 como um concorrente do Snapchat, mas por não conseguir competir com a rede social de posts efêmeros, acabou sendo descontinuado em 2021.

Segundo a Meta, o Threads não surgiu especificamente como uma alternativa ao Twitter, mas sim para aprimorar a experiência de comunicação e compartilhamento de conteúdo no Instagram. Muito popular para compartilhamento de fotos e vídeos, a rede sentiu a necessidade de oferecer uma forma mais privada e direta de comunicação entre amigos próximos, além do ambiente público do feed principal. Nesse contexto, surge o Threads, permitindo que os usuários compartilhem conteúdo e mantenham conversas em grupos seletos, de maneira mais privada e íntima. Projetado para proporcionar uma experiência de comunicação mais contextualizada, com a capacidade de enviar fotos, vídeos, adesivos e mensagens de texto em conversas privadas, a nova rede é vista como uma alternativa interessante de marketing digital. Basta entender como será a adesão das pessoas.

Uma das principais vantagens do Threads para as empresas, em termos de marketing, é a capacidade de segmentar e personalizar suas mensagens. Com base nas preferências e interesses dos usuários, as marcas podem adaptar suas comunicações para atingir grupos específicos de clientes, garantindo que as mensagens sejam relevantes e atraentes. Isso ajuda a fortalecer o relacionamento entre a marca e o consumidor, aumentando a fidelidade e o engajamento.

Além disso, a nova rede oferece recursos avançados de análise de dados, permitindo que as empresas obtenham insights valiosos sobre o comportamento e as preferências de seus clientes. Com essas informações, as marcas podem ajustar suas estratégias de comunicação e marketing, otimizando os resultados e obtendo um retorno maior sobre o investimento.

Primeira Publi

Segundo uma matéria do jornal Meio & Mensagem, a Unilever, em um projeto desenvolvido junto à Mynd e a Banca Digital, usou perfis de alguns influenciadores – como Babu Santana, Nah Cardoso, Thelminha e Ivan Baron – para fazer o que denominou como a primeira “publi” do Threads. Em seus respectivos perfis, esses criadores postaram vídeos em que limpam áreas de suas casas com o Cif, produto da Unilever. A ideia era mostrar que estavam deixando a casa limpa antes de todas as pessoas chegarem na rede social.

Os próximos meses serão decisivos para o Threads. Será que a nova rede conseguirá ultrapassar a onda inicial de adesões ou estará fadada ao insucesso, igual ocorreu em 2021 e com outra redes que também surgiram nos últimos tempos como uma alternativa ao Twitter e aos mandos e desmandos de Elon Musk? Será que o Threads surfará novas ondas?

Deixe um comentário