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Estar em destaque na imprensa e manter uma boa reputação é o que todas as marcas querem para seu negócio. Em direção a esse êxito, aliado à equipe de comunicação, as empresas utilizam diversas estratégias e métodos no qual o objetivo é cativar, conquistar, criar um relacionamento e manter os consumidores fiéis. Umas das maneiras para acompanhar se as estratégias de PR estão no caminho certo, ou não, é ter um grupo de trabalho que faça um monitoramento de mídia assertivo. Além disso, esse serviço permite acompanhar as novidades do mercado e dos concorrentes.

Hoje, com a grande quantidade de notícias sendo divulgadas e com o surgimento constante de novos canais de informação, a necessidade de monitorar e analisar a mídia torna-se uma estratégia vantajosa para qualquer negócio. Além disso, esse monitoramento permite que a equipe de comunicação e Relações Públicas tenha uma visão estratégica e a flexibilidade para ajustar o curso das ações com base nos resultados. Por meio de uma análise abrangente do monitoramento de mídia, é possível identificar forças e fraquezas, oportunidades e ameaças.

O que é o monitoramento de mídia?

De forma clara e objetiva, “o monitoramento de mídia consiste em mapear as menções importantes para a marca”, afirma o analista de mídia Diego Rosemberg. Portanto, o serviço consiste em rastrear a exposição de uma determinada marca ou palavra-chave, o que pode ser feito em plataformas de conteúdo público ou para assinantes, como rádio, televisão, jornais, revistas, sites e outros canais digitais e impressos. 

A contratação do serviço geralmente é feita por marcas que pretendem estar mais presentes na mídia ou por aquelas que já têm bastante repercussão e querem acompanhar os resultados mais de perto e de forma mais analítica.

Outro detalhe importante para que o monitoramento seja mais assertivo estrategicamente, é entender qual tipo de acompanhamento é mais apropriado para os objetivos organizacionais.

Como o monitoramento beneficia a marca?

Após implementar o monitoramento de mídia no dia a dia da empresa, é necessário adotar mecanismos que transformem dados em informações relevantes. Por exemplo, o acompanhamento contribui para fornecer a inteligência necessária para descobrir o que motiva o público e colabora com a inspiração de novas ideias para geração de conteúdos. 

Ficar de olho nas tendências do setor e nas novidades da concorrência é essencial para a criação do planejamento de negócio. O serviço de monitoramento também pode ser um auxílio para potenciais compras, fusões e até mesmo vendas estratégicas.

Outro ponto importante a se considerar é o mapeamento de potenciais crises reputacionais. O monitoramento pode ser uma parceria que previne eventuais dificuldades. “Temos a oportunidade de municiar o cliente com as informações e prepará-lo para um gerenciamento de crises futuras”, finaliza Rosemberg. 

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